Loading…
This event has ended. View the official site or create your own event → Check it out
This event has ended. Create your own
View analytic

Sign up or log in to bookmark your favorites and sync them to your phone or calendar.

Saturday, March 18
 

09:00

Inscrição, crachás e coffee break
Saturday March 18, 2017 09:00 - 10:00
TBA

10:00

Abertura
Abertura do evento e apresentação dos colaboradores do evento.

Speakers
avatar for Felipe Magno de Almeida

Felipe Magno de Almeida

Owner, Expertise Solutions


Saturday March 18, 2017 10:00 - 10:30
Auditório CIA/ACATE

10:30

Visualizando imagens médicas com C++
Imagens médicas, geradas a partir dos mais diversos exames, são essenciais para diagnósticos, planejamentos cirúrgicos e demais atividades médicas.

Uma parte essencial do fluxo de das imagens em uma clínica ou hospital é a análise das mesmas pelo médico. Um software de visualização deve ter robustez para garantir a fidelidade dos dados e das imagens, e funcionar com o máximo de desempenho, pois a manipulação de imagens demanda muito processamento e memória.
Esta apresentação abordará algumas técnicas em C++ para atender estes requisitos.

Speakers
avatar for Carlos Eduardo Gesser

Carlos Eduardo Gesser

Analista de P&D Sênior, Pixeon
Formado em Computação pela UFSC em 2003 | Mestrado em Eng. Elétrica pela UFSC em 2006 | Trabalhando com desenvolvimento em C++ desde 2000



Saturday March 18, 2017 10:30 - 11:30
Auditório CIA/ACATE

11:30

Acessando código nativo em Elixir
Elixir é uma linguagem funcional que utiliza a máquina virtual do Erlang, desenvolvido pela Ericsson. Apesar de ser muito "alien", existem meios de executar código nativo a partir dela.

Nessa palestra veremos os dois meios disponíveis: NIF's, que são como as FFI, e Ports, onde o código nativo fica isolado da máquina virtual.

Speakers
avatar for Lauro Moura

Lauro Moura

Expertise Solutions


Saturday March 18, 2017 11:30 - 12:30
Sala de treinamento R00 CIA/ACATE

11:30

Apache Mynewt: An OS and Tools for the Embedded World
Apache Mynewt is a community-driven, permissively licensed open initiative for constrained, embedded apps. The emergence of the IoT is proving that anything that can be connected will be. Many of these devices—wristbands, other wearables, lightbulbs, locks—must be operated for long periods of time, but are constrained in terms of power, memory, and storage. Mynewt addresses these constraints while remaining hardware agnostic.

Mynewt has 4 main collaborative goals:
  • A foundational RTOS and embedded middleware such as boot loaders, file systems, and time-series data support
  • Solid networking stack support for secure, efficient communications with constrained devices
  • Simple image and config management and instrumentation for ongoing diagnostics, whether at the workbench or in mass deployment
  • Modularity and easy composability to build an optimized image

Speakers
avatar for Fabio Utzig

Fabio Utzig

Runtime Inc


Saturday March 18, 2017 11:30 - 12:30
Auditório CIA/ACATE

12:30

Intervalo de Almoço
Saturday March 18, 2017 12:30 - 13:30
TBA

13:30

Engenharia Reversa para Principiantes e Demo: Quebrando Dicionário Houaiss
Conhecimentos e habilidades necessárias para iniciar-se na arte da escovação de bits.

Esta palestra é focada no mundo Windows e foi administrada quando eu trabalhava na área (Open). Como não havia nenhuma demonstração prática, essa será a introdução da palestra seguida da demo de como quebrar o Dicionário Houaiss.

Speakers
avatar for Wanderley Caloni

Wanderley Caloni

Co-Founder, BitForge Tecnologia
Wanderley Caloni é um programador C/C++ especializado em backend para Windows que decidiu ter seu próprio blogue técnico. Tenta mantê-lo atualizado com suas peripécias do dia-a-dia. Colaborador frequente do Grupo C/C++ Brasil, foi junto de Rodrigo Strauss um dos fundadores e participante do primeiro encontro de programadores C++ de São Paulo. Trabalhou por dez anos na área de Segurança da Informação, principalmente no Controle de Acesso... Read More →


Saturday March 18, 2017 13:30 - 14:30
Sala de treinamento R00 CIA/ACATE

13:30

Soletta: Closing the IoT Development Gap
The IoT development has a gap: it's addressed as a traditional embedded system while market expectations require much more fast paced development and deployment cycles, including continuous software and hardware updates. The small number of highly skilled embedded systems engineers can't cover the broader spectrum of products; newcomers from Web and Phone applications struggle to understand the low level details and nuances. All in all it's very hard to reuse your code and knowledge across different systems!

Meet Soletta: a C software framework designed to close that gap. From sensors to networking protocols with all that's needed to support products, such as update, crypto, persistence and more! The knowledge and code can be reused as those are exposed in an uniform API accessible from C/C++ and JavaScript, implemented for multiple Operating Systems: Linux, Zephyr, Contiki and RIoT.

Speakers
avatar for Gustavo Sverzut Barbieri

Gustavo Sverzut Barbieri

Owner, ProFUSION Embedded Systems
Software developer since 1991, Gustavo joined the open source community around 1998 and started to contribute actively to many projects in many areas and programming languages. He is passionate about interactive software, which led him to work at INdT with EFL (Enlightenment Foundation Libraries). Around 2008 he founded ProFUSION embedded systems to offer software services. In 2013 his company was acquired by Intel, being the base of OTC... Read More →


Saturday March 18, 2017 13:30 - 14:30
Auditório CIA/ACATE

14:30

Desenvolvimento de sistema visão computacional de tempo real usando Multithreaded IO-Pipeline com C++ e OpenCV
O presente trabalho tem como objetivo descrever o funcionamento de um sistema para contagem em tempo real de latas em uma esteira de transporte industrial usando Visão Computacional. O sistema foi construído em C++ para a arquitetura ARM Cortex-A7 quad core usando uma câmera de 5MP com sensor OV5647 de 90 FPS máximo.

O processo de produção de latas de alumínio apresenta características que tornam seu controle por visão computacional representativamente desafiador. Em primeiro lugar, a análise (visual) estrutural de latas de alumínio precisa levar em conta a natureza ruidosa do fenômeno. Tais ruídos tem origem no comportamento reflexivo e naturalmente brilhoso do alumínio. Em segundo lugar, a velocidade do processo produtivo pode variar entre 1500 a 3000 latas por minuto. Finalmente, para ter aplicação prática no contexto de uma fábrica, qualquer medição precisa atender a uma precisão mínima de 99,9996% (a cada um milhão de latas, o erro máximo aceitável é de 4 latas).

Tais requisitos exigiram o desenvolvimento de um sistema de detecção, identificação e rastreio acurado. Além disso, a solução precisava operar em tempo real, o que exigia processar as imagens em uma taxa de frames por segundo (FPS) similar ou próxima à taxa do sensor ótico utilizado.

O presente trabalho apresenta a solução técnica para compatibilizar esses requisitos no dispositivo escolhido para o projeto. Em especial, o trabalho descreve os detalhes sobre como explorar com segurança os 4 núcleos disponíveis do processador ARM em questão de forma a implementar um pipeline IO de múltiplas e paralelas threads com sincronização na entrada (leitura da câmera) e saída (atualização da contagem de latas).

Speakers
avatar for Luiz d'Oleron

Luiz d'Oleron

AI Engineer, TOTVS Labs
My focus is the conception and development of high valuable products based on artificial intelligence, statistics, machine learning and algorithmic search.


Saturday March 18, 2017 14:30 - 15:30
Auditório CIA/ACATE

14:30

IButterFree: Uma biblioteca gráfica opensource para arquiteturas enxutas
Sistemas embarcados, em geral, possuem baixo poder computacional e pouco suporte a bibliotecas. Devido a isto, existe muita dificuldade para o desenvolvimento de interfaces gráficas para esses dispositivos, além de pouca portabilidade de códigos fonte, a migração de projetos para uma arquiteturas diferente e a manutenção destes. O IButterFree é uma biblioteca opensource de baixo footprint de memória que tem por filosofia depender apenas LibC ou semelhante, dando suporte a operações gráficas primitivas, renderização de imagens e textos, e tratamento de eventos. Seu foco é dar suporte gráfico para sistemas de bootloader, dispositivos que não possuem um S.O. e embarcados Linux.

Speakers
avatar for Renan Prata

Renan Prata

Software Engineer, TQTVD/TOTVS


Saturday March 18, 2017 14:30 - 15:30
Sala de treinamento R00 CIA/ACATE

15:30

Coffee Break
Saturday March 18, 2017 15:30 - 16:00
TBA

16:00

Implementação Inicial da RFC 6897 (MP-TCP)
O protocolo Multipath TCP (MPTCP) permite que as aplicações possam explorar melhor os recursos de rede disponíveis para dispositivos multi-conectados como os telefones móveis ou sistemas multi-homed. Aqui, duas principais vantagens são previstas: agregação de banda e a habilidade de manter a conexão estabelecida se houver falha em um dos caminhos de rede. Para estender essas capacidades para a aplicação, a RFC 6897 define uma API para permitir um melhor controle de cada subfluxo MPTCP, de modo que esses possam ser adicionados ou removidos conforme necessário. Este artigo apresenta uma implementação da API conforme definida na RFC 6897 para dar as aplicações a capacidade de controlar os fluxos MPTCP.

Speakers
avatar for Alan Silva

Alan Silva

Research and Development, BrainBoss
Alan Silva já trabalha a um bom tempo com desenvolvimento e integração de sistemas onde obteve experiência com criptografia, protocolos de rede, sistemas distribuídos, segurança de aplicações e desenvolvimento de software seguro. Ele tem um Mestrado em Redes de Computadores pela UFSCAR e é pós-graduado em Criptografia e Segurança de Redes pela UFF. | | Atualmente, ele está focado em pesquisa e desenvolvimento na criação de novas... Read More →


Saturday March 18, 2017 16:00 - 17:00
Auditório CIA/ACATE

16:00

Integrando EDSL de gerador para Boost.Spirit X3
Speakers
avatar for Felipe Magno de Almeida

Felipe Magno de Almeida

Owner, Expertise Solutions


Saturday March 18, 2017 16:00 - 17:00
Sala de treinamento R00 CIA/ACATE

17:00

Por que Rust?
Nesta palestra apresentarei a linguagem Rust, da Mozilla, bem como exemplos de aplicações desenvolvidas com ela.


Saturday March 18, 2017 17:00 - 17:30
Sala de treinamento R00 CIA/ACATE

17:00

Um passeio pela Boost.Http
Um passeio por características e curiosidades diversas da Boost.Http.

Útil tanto para quem quer conhecer um pouco da Boost.Http, como para quem planeja montar a estrutura de um projeto Boost, ou conhecer características diversas da Asio.


Saturday March 18, 2017 17:00 - 17:30
Auditório CIA/ACATE

17:30

Confraternização
Saturday March 18, 2017 17:30 - 21:30
Lounge/Área central CIA/ACATE
 
Sunday, March 19
 

10:00

Visão computacional com OpenCV: implementando uma simples interface por webcam
Nesta apresentação será demonstrado um exemplo de uso de algumas funcionalidades
da biblioteca de computação visual OpenCV, uma biblioteca open source e escrita em C++.

Neste exemplo, será feito o tracking de objetos apresentados a uma webcam para
a simulação de um joystick.

Speakers
avatar for Vitor Sousa Da Silva

Vitor Sousa Da Silva

Software Developer, Expertise Solutions


Sunday March 19, 2017 10:00 - 11:00
Auditório CIA/ACATE

11:00

Go C, Go! - Interoperando Go e C
Go é uma linguagem de programação relativamente nova, criada pelo Google. Nessa palestra veremos como podemos interagir com código C a partir de Go, usando como exemplo final um "binding" das bibliotecas EFL.

Speakers
avatar for Lauro Moura

Lauro Moura

Expertise Solutions


Sunday March 19, 2017 11:00 - 12:00
Auditório CIA/ACATE

12:00

Intervalo de Almoço
Sunday March 19, 2017 12:00 - 13:00
Auditório CIA/ACATE

13:00

Como criar moedas digitais em casa com C++
Esta palestra tem como objetivo ensinar o que são moedas digitais, como o bitcoin, e cada passo necessário o algoritmo e implementação para torná-la real.

Será utilizado C++ como a linguagem-base e o foco está mais na implementação do que na matemática ou no algoritmo. Assim como foi criado o bitcoin, o importante a aprender é como unir diferentes tipos de conhecimento e tecnologia em torno de um objetivo único, simples e prático.

A partir da criação da moeda surge a necessidade de facilitar o seu uso, um problema recorrente em todas as mais de 700 moedas digitais existentes no mercado e no laboratório, incluindo o bitcoin. Após a palestra teremos uma discussão de como levar a tecnologia ao usuário comum.

Speakers
avatar for Wanderley Caloni

Wanderley Caloni

Co-Founder, BitForge Tecnologia
Wanderley Caloni é um programador C/C++ especializado em backend para Windows que decidiu ter seu próprio blogue técnico. Tenta mantê-lo atualizado com suas peripécias do dia-a-dia. Colaborador frequente do Grupo C/C++ Brasil, foi junto de Rodrigo Strauss um dos fundadores e participante do primeiro encontro de programadores C++ de São Paulo. Trabalhou por dez anos na área de Segurança da Informação, principalmente no Controle de Acesso... Read More →


Sunday March 19, 2017 13:00 - 14:30
Auditório CIA/ACATE

14:30

Desenvolvimento de ferramentas Open Source para sistemas embarcados
O desenvolvimento de sistemas embarcados em sua grande maioria é utilizando ferramentas com código fonte fechado, ou parcialmente aberto, atrapalhando o desenvolvedor que almeja o controle total do fluxo de trabalho e uma certa personalização. Além disso, a carência de algumas características (code parsing, controle de versão integrado, suporte a múltiplos build systems, small memory footprint e etc), obriga ao usuário utilizar outras meios para permitir a realização do seu trabalho.

Uma proposta que esta sendo desenvolvida, é a adoção de um sistema, de código aberto, totalmente desenvolvido em C++, com foco em performance, permitindo uma analise de código rápida e eficiente. Totalmente funcional com os sistemas de build system mais comuns, documentação de código, debug e etc. Atualmente, esta sendo desenvolvido o suporte para as ferramentas para sistemas embarcados mais utilizadas (avrdude, OpenOCD, DFU-util, WAF build system), tendo algumas já funcionais e outras em fase de testes.

Será feito uma analise sobre o desenvolvimento de sistemas embarcados, a variedade das ferramentas e suas finalidades, apresentando exemplo de suas utilizações dentro de projetos conhecidos. Uma discussão sobre as IDEs utilizadas para desenvolvimento, vantagens, desvantagens e principais aplicações. No final será apresentado a proposta de solução desenvolvida para a organização KDE, dentro do projeto da ferramenta KDevelop, para sistemas embarcados.


Sunday March 19, 2017 14:30 - 15:30
Auditório CIA/ACATE

15:30

Coffee Break
Sunday March 19, 2017 15:30 - 16:00
TBA

16:00

Conectando EFL Models a Elementary Widgets
As motivacoes e a implementacao de uma proposta de como transformar Elementary Widgets em Views e como conectalas a EFL Models

Speakers
avatar for Larry Lira

Larry Lira

Lead Software Engineer, Expertise Solutions


Sunday March 19, 2017 16:00 - 17:00
Sala de treinamento R00 CIA/ACATE

17:00

Encerramento
Speakers
avatar for Felipe Magno de Almeida

Felipe Magno de Almeida

Owner, Expertise Solutions


Sunday March 19, 2017 17:00 - 17:30
Auditório CIA/ACATE