Loading…
This event has ended. View the official site or create your own event → Check it out
This event has ended. Create your own
View analytic
Saturday, March 18 • 14:30 - 15:30
Desenvolvimento de sistema visão computacional de tempo real usando Multithreaded IO-Pipeline com C++ e OpenCV

Sign up or log in to save this to your schedule and see who's attending!

Feedback form is now closed.
O presente trabalho tem como objetivo descrever o funcionamento de um sistema para contagem em tempo real de latas em uma esteira de transporte industrial usando Visão Computacional. O sistema foi construído em C++ para a arquitetura ARM Cortex-A7 quad core usando uma câmera de 5MP com sensor OV5647 de 90 FPS máximo.

O processo de produção de latas de alumínio apresenta características que tornam seu controle por visão computacional representativamente desafiador. Em primeiro lugar, a análise (visual) estrutural de latas de alumínio precisa levar em conta a natureza ruidosa do fenômeno. Tais ruídos tem origem no comportamento reflexivo e naturalmente brilhoso do alumínio. Em segundo lugar, a velocidade do processo produtivo pode variar entre 1500 a 3000 latas por minuto. Finalmente, para ter aplicação prática no contexto de uma fábrica, qualquer medição precisa atender a uma precisão mínima de 99,9996% (a cada um milhão de latas, o erro máximo aceitável é de 4 latas).

Tais requisitos exigiram o desenvolvimento de um sistema de detecção, identificação e rastreio acurado. Além disso, a solução precisava operar em tempo real, o que exigia processar as imagens em uma taxa de frames por segundo (FPS) similar ou próxima à taxa do sensor ótico utilizado.

O presente trabalho apresenta a solução técnica para compatibilizar esses requisitos no dispositivo escolhido para o projeto. Em especial, o trabalho descreve os detalhes sobre como explorar com segurança os 4 núcleos disponíveis do processador ARM em questão de forma a implementar um pipeline IO de múltiplas e paralelas threads com sincronização na entrada (leitura da câmera) e saída (atualização da contagem de latas).

Speakers
avatar for Luiz d'Oleron

Luiz d'Oleron

AI Engineer, TOTVS Labs
My focus is the conception and development of high valuable products based on artificial intelligence, statistics, machine learning and algorithmic search.


Saturday March 18, 2017 14:30 - 15:30
Auditório CIA/ACATE

Attendees (7)